A razão te diz: Tenha cautela, não se arrisque.

A fé te diz: Creia, o impossível acontecerá.

A Bíblia relata muitas histórias de homens e mulheres que tiveram que escolher entre basear sua jornada na razão ou na fé.

Razão aqui está relacionada a um conhecimento intelectual. É a faculdade de raciocinar, medir, calcular algo.

A fé está relacionada a crença, a confiança, a crer em algo ou alguém mesmo sem ter evidências.

Então, diante disso, temos um grande caminho a percorrer. Nossa natureza tende a nos levar para uma vida pautada pela razão.

Inegavelmente, a humanidade chegou a um nível de desconfiança que nos impede de viver por fé.

Ademais, uma vida com Deus exigirá de nós, níveis de fé diferentes para muitas situações.

Entretanto, nestas situações não será possível caminhar com a razão, pois você precisará de fé na sua mais pura essência.

Deus nos dá direção

Portanto, observe os exemplos a seguir:

Primeiramente, Deus pede que um homem construa uma arca e dá a ele direções:

“Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.

Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.

De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos.

E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”.

Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado. Gênesis 6:17-22

Portanto, pense no quanto foi exigido que Noé exercesse fé e não razão. Somente um homem que conhece o seu Deus poderia construir algo debaixo de uma ordem tão desafiadora.

Afinal, a vai exigir sempre que você e eu deixemos nossas zonas de conforto e vai exigir passos em direção ao desconhecido.

Aliás, a razão teria dito a Noé, qual a garantia que ele tinha que tudo iria acontecer, e também somente uma grande fé fez este homem de Deus permanecer, mesmo em meio a tantas afrontas e adversidades.

Razão e fé estão dentro de cada um de nós

Juntamente com as ordens e direções do Senhor, virá também as oposições que muitas vezes habitam dentro de nós em forma de razão.

A razão quer garantias e segurança. A fé vai exigir que você creia absurdamente no que não conhece e muitas vezes sem garantia alguma, a não ser crer na fidelidade de Deus.

Então, não existem garantias quando você vive para Deus, sabe por quê? Porque Deus é a própria garantia de qualquer coisa que Ele exigir de você.

E o nosso amigo Noé sabia disso. Te encorajo a aprender a escolher hoje pautar a sua vida em fé e creia que você, em Deus, irá viver grandes aventuras e presenciar o que aqueles que baseiam sua vida no intelecto humano, nunca irão experimentar.

Foi a fé que fez Pedro andar sobre as águas, foi ela que fez Paulo desbravar terras desconhecidas por amor a Cristo. Foi a fé que manteve Daniel e seus amigos numa terra estranha e os fez vivenciar a fé.

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”. 2 Coríntios 5:7

Para finalizar quero repartir com você o que Deus tem feito em minha vida nesta estação

Orei durante muitos anos por algo que está prestes a acontecer, porém aos meus olhos era algo impossível, pois a razão sempre apontava as dificuldades, mas eu escolhi viver por fé.

Estou me mudando para a Irlanda no próximo mês e Deus tem feito um milagre após outro para que isso seja possível. Portas têm sido abertas e pessoas têm sido edificadas através do que Deus está fazendo na minha vida. Cada etapa desta mudança é um milagre e uma lição. Eu tenho entendido que o que me liga ao milagre é a fé e não a razão.

E sei que esse é apenas um dos episódios da minha vida que fiquei entre a fé e a razão. Nessa ocasião, decidi viver por fé! E tenho experimentado coisas quem nem a razão poderia explicar.

Que você também decida viver pela fé. Deus te abençoe!

 

 

Dudi Aline

Nascida no Rio Grande do Sul, mas missionária em tempo integral há três anos, na Florianópolis House of Prayer, Dudi acredita que do lugar de oração podemos mudar as circunstâncias. Apaixonada pelo mover profético e pelas nações, tem doado seus dias para que a realidade dos céus invada a terra e o sobrenatural se torne parte de cada um que está ao seu redor.

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar